terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A pior pergunta numa entrevista (e como responder)

A pergunta do ponto fraco ainda sobrevive em muitas entrevistas de
emprego. Não há pior e não favorece ninguém, mas esqueça a sinceridade

Entrevista
Cuidado com as entrevistas
D.R.
18/12/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo

A pergunta do ponto fraco ainda sobrevive em muitas entrevistas de
emprego. Não há pior e não favorece ninguém, nem quem está a
contratar, nem que está a candidatar-se. Só há uma maneira de lidar
com ela: tornando-a no ponto mais forte da entrevista. Ah… e esqueça
lá isso da sinceridade.

O seguinte pesadelo de entrevista aconteceu quando eu pertencia ao
Conselho de Administração de uma pequena organização sem fins
lucrativos: Estávamos a entrevistar os finalistas para o cargo de
director executivo, e um director perguntou ao último candidato:
"Larry, o que considera se o seu maior ponto fraco?" O Larry pensou
por um minuto, corou, e depois respondeu: "Bem algumas pessoas com
quem trabalhei diriam que eu tenho uma tendência para falar sem parar
sem dizer nada, mas eu não concordo. Reconheço que gosto de falar, mas
acho que o que digo tem muito significado. Isto é, enquanto estou a
falar sem parar, estou na realidade a dizer alguma coisa..." Ele
compreendeu que estava a embaraçar-se a si próprio, mas continuou a
desfiar o rosário. Nós ficámos horrorizados. Com a sua resposta a esta
terrível (mas frequente) pergunta de entrevista, ele provou o seu
maior ponto fraco.

Leia mais: Rasteiras nas entrevistas de emprego: os CEO portugueses
contam como fazem

Sei o que está a pensar: Como é que a pergunta pode ser assim tão
terrível se mostrou que ele não era indicado para o trabalho? Bem,
nesta situação, não nos revelou nada de novo sobre o Larry. Já nos
tínhamos apercebido do seu estilo particularmente loquaz de comunicar
no início da entrevista. Mas esta pergunta faz sempre com que as
pessoas se sintam desconfortáveis. Tem origem na abordagem antiquada e
aversiva às entrevistas dos anos cinquenta e sessenta, criada para
fazer com que os candidatos se sentissem desconfortáveis para avaliar
como lidam com a pressão.

A pergunta ainda é sentida como degradante. Quando faz com que um
candidato se sinta embaraçado propositadamente, este não o esquecerá,
e muito provavelmente nunca recomendará a sua organização a um amigo.
Pela parte que me toca, não acredito na ideia abstracta de "fraquezas"
individuais, só em pontos fracos no contexto de culturas empresariais
específicas. Por exemplo, alguém que possa parecer fraco ou indeciso
numa cultura orientada para a execução poderá encaixar-se
perfeitamente numa cultura altamente colaborativa. O que parece um
ponto fraco numa cultura poderá ser um ponto forte noutra. É muito
mais útil para um entrevistador saber que pontos fortes são
necessários para executar o trabalho e determinar se o candidato
possui esses pontos fortes.

Alguns entrevistadores ainda estão convencidos do valor da pergunta
sobre o ponto fraco, por isso continuam a fazê-la. Como resultado, os
candidatos aprenderam a fabricar respostas como, por exemplo, "o maior
ponto fraco é eu ser workaholic."

Geralmente, forçar um candidato a arranjar respostas é uma má forma de
começar uma relação. E poderá o entrevistador esperar realmente que o
candidato o alerte para as suas limitações através desta pergunta —
que ele diga algo como "sou preguiçoso e uma nulidade com números"?

Um cliente meu tentou o que eu achei ser uma resposta razoável:
"Provavelmente não sou o melhor juiz dos meus pontos fracos, mas tenho
a certeza que os meus chefes anteriores o poderão ajudar." E mesmo
assim, a resposta do responsável pela contratação não foi agradável.

Embora seja detestável, você terá de estar preparado para esta
pergunta — porque mais tarde ou mais cedo algum adepto da mesma irá
fazê-la. Em vez de dar uma resposta hesitante e desarticulada no
momento, siga estas recomendações:

1 - Prepare uma resposta que seja verdadeira, trivial, curta, e não
uma falha. Alguns exemplos:
O meu maior ponto fraco é que a minha rede de contactos profissionais
está em São Francisco, mas estou à procura de trabalho em Boston para
poder estar perto da minha noiva.

O meu maior ponto fraco é que a minha licenciatura é de uma
universidade com uma boa reputação norte, mas que é pouco conhecida no
sul.

O meu maior ponto fraco é que embora eu seja muito bom a defender algo
em que acredito, não me sinto confortável a falar sobre mim.

2 - Comente a sua resposta com dois ou três amigos ou colegas
importantes para se certificar que parece razoável.

3 - Quando a pergunta lhe for feita, acabe a sua resposta fazendo ao
entrevistador outra pergunta, para que a atenção seja desviada da sua
resposta.

E se preparar uma resposta e ninguém lhe fizer a pergunta, não fique
desapontado. Agradeça à sua estrela da sorte, e espere que seja um
sinal de que perguntar aos candidatos a um emprego para descreverem
abertamente os seus pontos fracos caiu finalmente em desuso.

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO032998.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário